quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Descaso com os turistas no Parque Nacional (Cataratas do Iguaçu) durante o feriado 7 Setembro


Prezados leitores, como já sabem este blog serve para mostrar o que Foz do Iguaçu tem de melhor mas também o outro lado da moeda. Apontar restaurantes com péssimo atendimento, comida ruim etc é fácil mas também muito inconsistente pois posso ter ido em um dia ruim ao estabelecimento, mas o que venho relatar hoje já vem acontecendo há um certo tempo não foi uma ação isolada.

A primeira postagem onde mostrei algumas práticas nada exemplares em nossa cidade foi o MAPA DA MINA. Enquanto uma nova atualização do mapa não sai (está no forno) hoje venho falar sobre um assunto que estava engasgado desde o último carnaval.

O que ocorreu no Carnaval e se repetiu agora no último feriado foi uma falta de respeito sem tamanho com nossos turistas. Filas de 3 horas para comprar o ingresso das cataratas, desorganização e tumulto no embarque dos ônibus. Por "sorte" desta vez não estava fazendo as temperaturas próximas dos 40°C como foi no Carnaval mas de forma alguma isso amenizou a frustração dos turistas. Antes de prosseguir gostaria que assistissem uma reportagem muito esclarecedora (clique aqui).

Fica claro a total incompetência e despreparo de todos os envolvidos na administração do Parque Nacional. Cantam aos quatro ventos (ou blogs) que este ano o número de visitantes foi 50% maior que 2008 mas esquecem de dizer que no ano passado não houve feriado prolongado, o dia 7 de Setembro caiu em um domingo. Se comparado com 2007, que realmente foi um feriado prolongado, o número de visitantes caiu 8,67%.

No blog do chefe do PNI está a comprovação da incompetência. A média diária de visitantes é pouco mais de 2.000 sendo que no domingo quase 10.000 visitantes passarram pelas cataratas. Diante de umm movimento quase 5x maior o que foi feito? Um guiche a mais para venda de ingressos e 5 ônibus extras. No mínimo isso foi uma piada de muito mal gosto, poxa vida custava colocar mais 4 postos de vendas? Custava abrir o parque mais cedo e avisar todo o trade? Custava colocar mais ônibus?

Como pode-se ver na reportagem desculpas não faltam. A última foi a de que a ocupação dos hotéis beiravam 60% e por isso não esperavam tanto movimento. Ok, esse número era real mesmo só que uma semana antes do feriado pois durante a semana quase todos hotéis lotaram com os turistas desorganizados de última hora. O pior de tudo é como caiu em contradição o Exmo Chefe do Parque Nacional perante a vênus platinada versão paranaense, eu nem precisaria ter escrito tudo isso, bastava ver o vídeo da reportagem (que eu assisti na presença de outras pessoas no momento que a entrevista ocorria e o pensamento geral foi o mesmo). E ainda temos que ler a seguinte frase: "Agradável congestionamento nas cataratas". Agradável para quem? Quem escreveu esta asneira ficou 3 horas na fila?

Por fim, já fizeram esta palhaçada no Carnaval e na Páscoa se prepararam melhor, abriram o parque mais cedo, venderam ingressos antecipados para as agências, etc.... será que já não era hora de terminar com isto? Não, subestimaram o potencial da nossa cidade e fizeram lambança mais uma vez. Pergunta que não quer calar: quando será a próxima vez? No feriado de Nossa Sra Aparecida? Finados? Ou Revéillon?

Com certeza ainda voltarei a escrever sobre o assunto e espero que seja para rasgar de elogio toda administração do PNI.

3 comentários:

  1. A administração do Parque Nacional através das Cataratas S&A e do instituto Chico Mendez em Foz do Iguaçu fazem o que querem e da maneira que querem, sempre buscando beneficios prórpios e nunca pensando no visitante e na população loccal, na verdade suas políticas são voltadas para aquisição de capital e de exclusão social

    ResponderExcluir
  2. Estive nas Cataratas no feriado de 7 de setembro e realmente estava um caos, tenho uma sugestão ... porque não instalar postos de venda de ingressos no centro da cidade ... tipo shopping etc ... já reduziria drasticamente uma das filas.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Giovani, além disso eles poderiam antecipar às agências para que vendam aos seus clientes antecipadamente diminuindo consideravelmente a fila. Mas tem muita coisa por trás disso que infelizmente impede de facilitar a vida dos turistas.

    ResponderExcluir

Leia as regras antes de comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Serão Excluídos aqueles que não respeitarem as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Comentários do tipo: "legal seu blog" "gostei" e afins serão excluídos. Você consegue mais que isto
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;


OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.