
Prezados leitores, como já sabem este blog serve para mostrar o que Foz do Iguaçu tem de melhor mas também o outro lado da moeda. Apontar restaurantes com péssimo atendimento, comida ruim etc é fácil mas também muito inconsistente pois posso ter ido em um dia ruim ao estabelecimento, mas o que venho relatar hoje já vem acontecendo há um certo tempo não foi uma ação isolada.
A primeira postagem onde mostrei algumas práticas nada exemplares em nossa cidade foi o
MAPA DA MINA. Enquanto uma nova atualização do mapa não sai (está no forno) hoje venho falar sobre um assunto que estava engasgado desde o último carnaval.
O que ocorreu no Carnaval e se repetiu agora no último feriado foi uma falta de respeito sem tamanho com nossos turistas. Filas de 3 horas para comprar o ingresso das cataratas, desorganização e tumulto no embarque dos ônibus. Por "sorte" desta vez não estava fazendo as temperaturas próximas dos 40°C como foi no Carnaval mas de forma alguma isso amenizou a frustração dos turistas. Antes de prosseguir gostaria que assistissem uma reportagem muito esclarecedora (clique
aqui).
Fica claro a total incompetência e despreparo de todos os envolvidos na administração do Parque Nacional. Cantam aos quatro ventos (
ou blogs) que este ano o número de visitantes foi 50% maior que 2008 mas esquecem de dizer que no ano passado não houve feriado prolongado, o dia 7 de Setembro caiu em um domingo. Se comparado com 2007, que realmente foi um feriado prolongado, o número de visitantes caiu 8,67%.
No
blog do chefe do PNI está a comprovação da incompetência. A média diária de visitantes é pouco mais de 2.000 sendo que no domingo quase 10.000 visitantes passarram pelas cataratas. Diante de umm movimento quase 5x maior o que foi feito? Um guiche a mais para venda de ingressos e 5 ônibus extras. No mínimo isso foi uma piada de muito mal gosto, poxa vida custava colocar mais 4 postos de vendas? Custava abrir o parque mais cedo e avisar todo o trade? Custava colocar mais ônibus?
Como pode-se ver na reportagem desculpas não faltam. A última foi a de que a ocupação dos hotéis beiravam 60% e por isso não esperavam tanto movimento. Ok, esse número era real mesmo só que uma semana antes do feriado pois durante a semana quase todos hotéis lotaram com os turistas desorganizados de última hora. O pior de tudo é como caiu em contradição o Exmo Chefe do Parque Nacional perante a vênus platinada versão paranaense, eu nem precisaria ter escrito tudo isso, bastava ver o vídeo da reportagem (que eu assisti na presença de outras pessoas no momento que a entrevista ocorria e o pensamento geral foi o mesmo). E ainda temos que ler a seguinte frase: "Agradável congestionamento nas cataratas". Agradável para quem? Quem escreveu esta asneira ficou 3 horas na fila?
Por fim, já fizeram esta palhaçada no Carnaval e na Páscoa se prepararam melhor, abriram o parque mais cedo, venderam ingressos antecipados para as agências, etc.... será que já não era hora de terminar com isto? Não, subestimaram o potencial da nossa cidade e fizeram lambança mais uma vez. Pergunta que não quer calar: quando será a próxima vez? No feriado de Nossa Sra Aparecida? Finados? Ou Revéillon?
Com certeza ainda voltarei a escrever sobre o assunto e espero que seja para rasgar de elogio toda administração do PNI.