terça-feira, 2 de junho de 2009

O Mapa da Mina

Esta postagem tem um caráter diferente das demais, mas não foge dos princípios deste blog que é desvendar Foz do Iguaçu.

Já como acadêmico de hotelaria (Fev/2000), ouvi muitas vezes sobre práticas ou ¨convenções¨ do turismo de Foz do Iguaçu e as comissões que giram em torno de tudo e quase de todos segmentos turísticos. Uns reclamavam, mas como voz única, acabavam sucumbindo frente a ferrenha indústria de comissões que se instalou na cidade.

Trabalhando no turismo, comecei a observar como tais práticas são nocivas e predatórias. Chegam a ser cruéis, porque tem como resultado, ir destruindo a credibilidade da cidade e, consequentemente, das entidades, empresas e pessoas que não estão de acordo com esta prática, infelizmente a minoria.

E foi em uma destas conversas que rolam entre amigos, que o estimado Vitor propôs começar a fazer um mapa que ele intitulou o ¨mapa da mina¨. A mesma mina de ouro para alguns que vivem em cima destas práticas, podem torná-la uma mina explosiva que pode acabar com as pretensões da cidade de ser um destino turístico consolidado no futuro.

Parabéns ao Vitor e com certeza vamos contribuir para que o mapa fique cada vez mais completo. Você leitor sinta-se vontade a contribuir com o mapa indicando lugares e práticas que devem ser exterminadas. E você, o que acha disso?


Visualizar Foz do Iguaçu- O Mapa da Mina - em um mapa maior

25 comentários:

  1. bom, tais práticas existem por há quem as alimente... é preciso rever uma das pontas do negócio.

    ResponderExcluir
  2. Roni e Vitor, parabéns...muito bom ! Concordo com o Mauro, tem que cortar o oxigênio que alimenta esta cadeia. Por que o Vitor então, não começa colocando o nome dos hotéis que pagam os piranhas na rua ?
    Abraços aos dois !

    ResponderExcluir
  3. É isso ai...Acho que esse é o verdadeiro conceito da pirataria nesta cidade. Vamos acabar com os Jack Sparrow (Piratas do caribe) da vida. Parabéns ao Roni pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Boa. Eu acho que Foz, como referência mundial de turismo, pode e deve ter opções variadas de entretenimento; assim, o turista se sentirá à vontade de escolher dentre essas várias possibilidades para diversão e aculturamento.

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria! Nós turistas precisamos saber sobre esta pratica para não cairmos na lábia destes malandros.
    E esses “piranhas” que nos infernizam a vida desde a entrada da cidade e em todos os semáforos que paramos para tentar nos empurrar hotéis e restaurantes que lhes pagam comissão.
    Se estes estabelecimentos pagam comissão para eles, indo por livre e espontânea vontade, sem intermédio de ninguém, podemos barganhar esta comissão como um desconto sobre nosso consumo.
    Gente... eles são nojentos, fedidos. Denigrem a imagem de empresas sérias por que estas empresas não aceitam pagar comissão a eles.
    A cidade é maravilhosa, vale à pena conhecer e voltar várias vezes!

    ResponderExcluir
  6. Trabalho com comunicação e turismo há anos e realmente me incomoda demais ver o tratamento que algumas empresas adotam com os turistas. Muitos subestimam a inteligência do visitante, adotam práticas desleais e ainda tem a arrogância de pensar que os turistas não percebem. Percebem sim e, com certeza, não voltam mais e ainda falam de modo negativo de nossa cidade. Por isso, os investimentos em divulgação nunca podem reduzir, pois a cada 10 visitantes que recebemos, pelos menos 2 ou 3 passam pela mão de piranhas e saem de Foz com uma imagem péssima da cidade, repassando isso a muitas outras. Com isso, lá vai muitas pessoas para outros destinos ao invés de vir para Foz. Lamentável. Por isso, caro ROni, vamos denunciar mesmo quem desrespeita nosso turista. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  7. Agradeço o retorno de todos. Já entrei em contato com o Vitor e vamos dar nomes aos bois e acrescentar mais alguns pontos para se ter cuidado em Foz. Vamos acabar com esta prática que dia a dia denigre a imagem da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. Que bom o seu blog! Mto fera sua ideia, curti o visual tbm e finalmente alguém que escreve bem. Parabéns, cara!

    ResponderExcluir
  9. Cara, mto legal possibilitar que os leitores se envolvam na causa. E a iniciativa de vocês, quanto ao blog e ao mapa, mto legal tbm. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Eu um dia pretendo ir a foz do iguaçu ,então é bom conhecer iniciativas como essa e pessoas a defendem.Cresceu minha vontade de conhecer o lugar depois q li seu blog.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas! Fiquem atentos a esse mapa, e pule fora de estragar algo em sua viagem.

    ResponderExcluir
  12. Excelente ideia essa do mapa! O turismo realmente deve ser mais valorizado em nossa cidade, ainda mais Foz do Iguaçu, um lugar maravilhoso de se visitar, depende apenas de quem trabalha com esses setores, desenvolver um serviço de qualidade, para atrair cada vez mais os turistas!

    Parabéns pela iniciativa!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. É bom ver que tem gente lutando por nossa cidade. Além dos piranhas de bera de estrada, vale "por na roda" também os guias, que levam os turistas só para lugares que os comissionam, e muitas vezes os turistas deixam de aproveitar boas opções na cidade. Um exemplo claro disso é a loja Natural Brasil, a única na região que tinha produtos feitos de algodão colorido naturalmente, sem tinta. Um produto e tanto pra divulgar foz ecologicamente, e esta loja fechou por causa da "mafia" dos guias, que eram impedidos por seus comissionadores de levar os turistas lá.

    Esse mapa da mina tem que se tornar conhecido! Apóio e divulgo!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela matéria e iniciativa corajosa de citar tais práticas repugnantes em alguns seguimentos turísticos da nossa cidade, tais práticas só prejudicam a nossa cidade fazendo com que o turista que nos visita uma vez não volte mais porque se sente prejudicado e enganado, afetando assim com grande força a economia de Foz que depende tanto do turismo, fico feliz que tenham pessoas que se levantem ainda contra essas questões, é necessário banir essa idéia do meio dos seguimentos turísticos de Foz, novamente parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  15. Esse assunto é complicado, é fácil falar, e apontar onde se paga comissão na cidade, não são vocês que precisam ficar na rua até tarde da noite, as vezes chovendo, pra ganhar uma mixaria, talvez quem postou essa mensagem pode ajudar a arrumar um emprego para um piranha. Sabemos que tem hotéis que precisamos desta indicação, não são todos os hotéis que tem uma localização privilegiada. Sugiro que seja regulamentada a profissão dos Piranhas, seja criado normas para que a cidade ganhe guias de hotéis autorizados pela cidade para recepcionar os turistas. Descer o pau nos caras é muito fácil, o difícil é ajudar a solucionar o problema.

    ResponderExcluir
  16. Pode disser que essa é a grande falha de Foz do Iguaçu, logo entrando em nossa cidade já se encontra farias pessoas sem qualquer tipo de cadastro ou identificação, e adora queimar alguns hotéis, justamente porque não pagam comissão a esse tipo de pessoa.

    ResponderExcluir
  17. Vamos aprender alguma coisa com este tema?

    O MUNDO É MOVIDO POR COMISSÕES

    O corretor de imóveis trabalha por comissão (5% sobre a venda deuma casa de 100 mil reais dá uma comissão de R%$ 5.000,00 - boa não é?)
    O vendedor da farmácia é tão esforçado só pelo salário que recebe? Não. Ele te induz a comprar o que a ele interessa....
    O advogado então já vai direto aos VINTE por cento ( quando o recomendado seria uma negociação prévia entre as partes cliente/advogado que "deveria" ficar entre 1 e 20 %)
    Tem casa noturna, restaurante etc (Em FOZ), que não tem à venda certas bebidas. Ex Coca-cola e Red Bull. Pois em alguns desses lugares muito movimentados se cobra "pedágio" para deixar certas bebidas "entrarem" e se o fornecedor não concordar em pagar, não consegue colocar seu produto.
    E os políticos ? Porque as vezes um bom projeto é "engavetado"?
    Faço menção ainda aos hospitais e funerárias. Voces pensam que aí não rola a comissão também? Prestem atenção e verão que existe. E aí vão se render às evidencias: "O mundo é movido por comissões. Sim"
    O assunto é tão extenso que poderia escrever um livro.
    O comentário de Dani Rodrigues é bastante coerente, mas tem muito ingênuo opinando.
    Até o autor do blog parece parcial e opinou antes de ver os muitos lados que esse assunto envolve.... ou também está fazendo uma matéria "dirigida".


    MAX

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Max, muito obrigado pelo seu comentário que vem muito de encontro com a postagem.

    Todas as profissões mencionadas ganham sim comissão mas não esqueça que são pessoas que pagam impostos tais como: INSS, PIS/COFINS, imposto de renda e vários outros tributos além de aluguel de sala, telefone, contabilidade etc etc etc (só quem tem seu negócio que sabe a lista completa de tributos). Nada mais justo estas pessoas receberem suas comissões, não acha?

    Conheço todos os lados deste assunto e justamente por isto dei minha opinião que é imparcial. Não vou deixar de apontar os podres do turismo de Foz do Iguaçu para agradar A ou B como muitos o fazem, vão tapando o sol com a peneira e levando a vida como se nada tivesse acontecido.

    Mais uma vez grato pelo seu comentário

    ResponderExcluir
  19. Mais um adendo caro Max, a máfia está tão na cara que até uma bióloga fez comentários sobre isto em um site que comentava sobre a morte da dita cuja onça (que até hoje tá mal contada): http://www.oeco.com.br/reportagens/37-reportagens/21371-tragedia-anunciada-no-parna-do-iguacu

    O fato de farmacêuticos, políticos e etc ganharem comissão fere a ética e lesa milhares de pessoas, você está de acordo com isto? Se vc não se incomoda em comprar um remédio empurrado goela abaixo para que o médico/farmacêutico ganhe sua comissão que bom para você, continue estimulando tal ação....Eu não quero mais ver turistas sendo "assaltados" nas esquinas/trevos da cidade. No início do ano presenciei uma cena vergonhosa em um refinado hotel da cidade: dois piranhas quase saíram no soco em frente a uma família de argentinos para ver que os levaria até a recepção para receber sua comissão. Bela imagem para se ver não?

    ResponderExcluir
  20. Bom Roni... a matéria está excelente e concordo plenamente que deve-se ser extintas tais práticas, pois prejudicam e muito o turismo da nossa cidade. Ref. comentário do Roberto: estaremos nós mais interessados com os "coitadinhos" que só tem isso para sobreviver?! Ou estaremos nós preocupados com a sustentabilidade da nossa cidade e do turismo?! Se formos pensar dessa forma... então está certo os ladrões roubarem porque é a única forma de sustento para eles: então ache um emprego para os ladrões também, pois eles acabam com a cidade! O grandioso problema da cidade de Foz, e comento isso por trabalhar no turismo, é que os envolvidos no setor desejam um engolir e enganar o outro... não há uma verdadeira busca por uma parceria onde todos trabalhem juntos para atrair e fomentar o turismo da cidade. Podemos ver um exemplo típico a cidade de Gramado: eles não possuem nenhum grandioso atrativo, porém é um dos destinos onde mais recebem turistas do Brasil; Isso porque juntos trabalham para um bem comum: que é atratir turistas para a região, com o objetivo do crescimento do munícipio.

    ResponderExcluir
  21. "Conheço todos os lados desse assunto"...

    A bióloga Angela escreveu uma história bem tendenciosa, para defender o seu pedaço.
    A Policia Federal que investiga o caso, até hoje não divulgou o resultado, mas a bióloga, em seu texto, antecipadamente diz que a onça foi "atropelada" que foi acidente, que o motorista fugiu. Então ela viu a onça morrer ? Poderia ser testemunha...
    Ela cita o plano de manejo. O pessoal do ICM só quer proibir os carros de turismo e os taxis. E os carros particulares de funcionarios do Hotel das Cataratas, do Rest Porto Canoas, do Macuco Safari, e dos entregadores de mercadorias (mercado, bebidas, sorvetes, etc etc) ???
    E os carrões dos hóspedes do Hotel das Cataratas ? BMW, Mercedes, e muitos outros. Voces acham que esses hóspedes andam devagar ? Esses riquinhos não tem toda essa paciência e disciplina. Eles só vem uma vez e estão pouco se lixando.
    Já um taxista ou um guia, como depende dessa atração turistica dentro do parque, tem muito mais interesse profissional na preservação.
    Angela cita o comissionamento dos guias: epa, as lojas da concessionaria dentro do parque, dão comissão para motoristas e guias. Boa razão para esses demorarem com os turistas dentro do parque. Viu como é matéria tendenciosa ?
    Onde será que tem loja pagando TRINTA POR CENTO de comissão?
    Observem a foto no endereço citado pelo blogueiro (www.oeco.com.br/reportagens/37-reportagens/21371-tragedia-anunciada-no-parna-do-iguacu): a onça morta está inchada: pés e pernas estão redondos. Sinal de que a morte não foi recente. Evidencia de que estão nos contando uma história de uma forma que convém aos negócios das empresas que estão instaladas dentro do parque.
    Já que o blogueiro citou a bióloga do ICM, sugiro que ele pergunte a ela se ela mora lá dentro do parque como muitos outros funcionarios (Pegoraro) do ICM. Não vejo razão para NINGUÉM ter o PRIVILÉGIO de morar lá dentro.
    Voltemos ao tema inicial era o COMISSIONAMENTO : Será que os dirigentes do ICM ganham comissão para fazerem certas coisas e deixarem de fazer outras ?

    Obs: este blog era desconhecido para mim. Cheguei aqui por mero acaso. Se o blogueiro quizer fazer-se notar acho melhor ele escrever (sem achar que sabe tudo) em algum veículo mais conhecido.

    MAX

    ResponderExcluir
  22. A cada resposta surpreendendo Sr Max, agora ataca de médico legista com especialização em felinos ou tá vendo muito NatGeo....mas deixemos isto de lado, inclusive anda muito mal informado sobre a questão do transporte dentro do parque, se informe melhor. Voltemos a falar das comissões:

    O sr insiste que o mundo vive de comissão, ok! Está fazendo, ou já fez, algo para mudar isto? Eu estou fazendo minha parte.

    O sr tá mais por fora que bunda de índio quando fala em divulgar em veículo mais conhecido, quer que eu divulgue no jornal? distribua panfletos nas esquinas? ou que tal junto com os panfletos dos piranhas? Acorda amigo, um blog tem maior poder de divulgação que qualquer outro meio de comunicação e com muito mais credibilidade. Só para calar sua boca, após a postagem do Mapa da Mina um portal de internet e um canal de tv já entraram em contato. Fica esperto nas próximas postagens, o mapa vai crescer e quem sabe pro seu lado

    ResponderExcluir
  23. esta atividade dos denominados piranhas ja é desenvolvida a muitos anos em nossa cidade .contribuindo no desenvolvimento e crescimento de nossa cidade .obs : muitas familias dependem deste trabalho para sobreviver nesta cidade. trab / a 20 anos nesta funçao ;milton giovani

    ResponderExcluir
  24. Olá, Roni!
    Valeu pelo comentário lá no turismando.com.br. Respeito a sua opinião e acho muito bom essa diversidade na construção do conhecimento. Quanto aos agentes de hotéis que trabalham na AHTA – Associação dos Agentes de Hotéis e Turismo Autônomos de Foz de Iguaçu, não conheço todos, mas fui muito bem atendido pelo agente Sr. Alessandro, inclusive precisei do serviço dele por duas vezes, na primeira solicitação comprei o ingresso do macuco safári - o valor mais barato em janeiro de 2009 estava nas mãos deles. E na segunda vez pedi indicação de um hotel barato no centro de Foz, o que me atendeu prontamente, me mostrando duas opções de hotéis. Usei este serviço por duas vezes e fui muito bem tratado!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Roni!
    Valeu pelo comentário lá no turismando.com.br. Respeito a sua opinião e acho muito bom essa diversidade na construção do conhecimento. Quanto aos agentes de hotéis que trabalham na AHTA – Associação dos Agentes de Hotéis e Turismo Autônomos de Foz de Iguaçu, não conheço todos, mas fui muito bem atendido pelo agente Sr. Alessandro, inclusive precisei do serviço dele por duas vezes, na primeira solicitação comprei o ingresso do macuco safári - o valor mais barato em janeiro de 2009 estava nas mãos deles. E na segunda vez pedi indicação de um hotel barato no centro de Foz, o que me atendeu prontamente, me mostrando duas opções de hotéis. Usei este serviço por duas vezes e fui muito bem tratado!
    Taciano Segovia
    turismando.com.br

    ResponderExcluir

Leia as regras antes de comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Serão Excluídos aqueles que não respeitarem as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Comentários do tipo: "legal seu blog" "gostei" e afins serão excluídos. Você consegue mais que isto
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;


OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.